google-site-verification=b0IlOSo8scCZcCRkcYifH15l9fxfs31rJJQTP4B_ytk
 
Cardiologia

Cardiologia 

O que faz um Cardiologista?.

 

   O Cardiologista é o médico profissional responsável por se ocupar do diagnóstico e do tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o sistema cardiovascular, ou seja, com o coração e a circulação sanguínea, e até da cirurgia cardiovascular.

EXAMES 

Holter 24 Horas 

 

  É um exame realizado por meio de um dispositivo portátil que pesa cerca de 100 gramas. O paciente deve ficar com ele acoplado na cintura por um período de 24 horas executando todas suas atividades rotineiras: andar, trabalhar, comer. O holter registra os batimentos cardíacos do indivíduo e detecta se houve alguma alteração ao longo do período.

 

M.A.P.A

 

 O exame de M.A.P.A, também conhecido como monitorização ambulatorial da pressão arterial é feito para avaliar as alterações da pressão arterial de um paciente hipertenso ao longo de 24 horas.

 

TESTE ERGOMÉTRICO COMPUTADORIZADO

 

 O teste ergométrico é um exame complementar de diagnóstico cardiológico feito com o paciente em uma esteira ou bicicleta ergométrica, para que sejam observados os comportamentos da frequência cardíaca e da pressão arterial durante os estados de repouso e esforço. Esse tipo de exame oferece dados sobre o funcionamento cardiovascular quando o coração é submetido a esforço físico de forma gradual e crescente e avalia o desempenho das reservas coronárias (capacidade de os vasos do coração aumentarem o fluxo sanguíneo conforme a intensidade do esforço).

 

ECODOPPLERCARDIOGRAMA  COM ESTRESSE FARMAC.

 E um exame de ultrassom do coração, associado ao uso de medicamentos (dobutamina ou dipiridamol) que possibilitam visualizar a contração do coração em repouso e em esforço máximo, semelhante ao atingido durante o exame de esforço realizado em esteira ergométrica.

ECODOPPLERCARDIOGRAMA TRANSTORÁCICO

  Estudo de imagens fotográficas obtidas por ondas de ultra-som, sobre a região cardíaca.Diagnóstico e avaliação dos ruídos anormais do coração. Avaliar o tamanho das câmaras cardíacas (ventrículos e átrios). Avaliar o funcionamento das válvulas cardíacas.

DOPPLER COLORIDO ARTERIAL DE MEMBRO INF.

  Método que utiliza ultra-som para examinar o fluxo de artérias maiores dos membros inferiores, com formação de imagens em cores. Coloca-se um gel sobre a pele do local a ser examinado e as imagens são captadas com a movimentação de um transdutor.

DOPPLER COLORIDO VENOSO DE MEMBRO INF.

  Um exame de Doppler Scan Vascular é um procedimento indolor que utiliza as imagens obtidas por ultra-sonografia, associadas à análise das ondas de som de alta freqüência, que fazem uma análise do fluxo do sangue no interior dos vasos (Doppler).

DOPPLER COLORIDO DE VASOS CERVICAIS ARTERIAIS

 

 É um exame não invasivo que utiliza o ultrassom para visualização dos vasos cervicais. (Artérias responsáveis por levar o sangue ao cérebro e face). Permite avaliar: presença de placas de aterosclerose (gordura), estreitamentos destes vasos, espessamento da parede das artérias (espessamento médio intimal).

 

ECG - Eletrocardiograma

 É um procedimento não invasivo que registra a atividade elétrica do coração quando o paciente está em repouso. O eletrocardiograma é capaz de definir o número de batimentos por minuto, além do ritmo do coração, identificando problemas como arritmias (alteração do ritmo normal), distúrbios de condução elétrica e eventuais sobrecarga das cavidades cardíacas.

 

SBC
AMB